Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFSul Câmpus Passo Fundo Apresentam Soluções Inovadoras em Trabalhos de Conclusão de Curso

Propostas buscam combater evasão em cursos de TI e analisar criminalidade em Passo Fundo

• Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2024, 15h47
  • Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2024, 15h48

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Câmpus Passo Fundo do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) está formando profissionais qualificados para atender às demandas do mercado de trabalho na área da computação. Como parte dessa formação, os alunos estudam diversas áreas do campo e, ao concluírem o curso, devem realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre um tema de sua escolha.

No dia 6 de julho de 2024, dois alunos defenderam seus TCCs, apresentando protótipos de soluções inovadoras que atendem a necessidades do público em geral. O primeiro trabalho, realizado pela aluna Camila Florão Barcellos, sob orientação do professor Jorge Luis Boeira Bavaresco, foi intitulado "TechMatch: Um Aplicativo Web Vocacional de Prevenção à Evasão em Cursos de TI". O projeto teve como objetivo compreender e combater a evasão em cursos de computação, por meio do desenvolvimento de um aplicativo de orientação vocacional. A ferramenta permite que o usuário responda a uma série de perguntas, ao final das quais é calculado um grau de afinidade com a área de computação, além de indicar em qual subárea o usuário teria maior compatibilidade. O trabalho envolveu programação web, bancos de dados, engenharia de software e pesquisa sobre orientação vocacional.

O segundo trabalho, desenvolvido pelo aluno Eduardo Izolan Alves, também sob a orientação do professor Jorge Luis Boeira Bavaresco, foi intitulado "Desenvolvimento de uma Aplicação de Visualização de Dados para Análise da Criminalidade em Passo Fundo/RS". O projeto implementou uma solução computacional que apresenta ao usuário um aplicativo com um mapa interativo, exibindo crimes ocorridos na cidade de Passo Fundo. As informações sobre os crimes foram obtidas de portais de notícias locais, utilizando robôs para consulta de páginas web e inteligência artificial para extração de detalhes das notícias. Esses dados são armazenados em um banco de dados e exibidos em um mapa interativo, onde o usuário pode clicar nos ícones para acessar a notícia associada a cada crime.

Esses projetos são provas tangíveis do compromisso dos alunos do curso de Ciência da Computação do IFSul Câmpus Passo Fundo em criar soluções que realmente impactam e beneficiam a nossa sociedade. Parabéns aos alunos e ao corpo docente pelo excelente trabalho, que vai além da formação acadêmica, destacando-se também como um exemplo de cidadania.