Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Passo Fundo Seleciona Bolsistas para Projeto de Apoio a Idosos Desabrigados no RS

Estudantes com 16 anos ou mais têm a chance de contribuir em uma importante iniciativa de solidariedade que mapeia e auxilia pessoas idosas afetadas por desastres no Rio Grande do Sul. Inscrições abertas até 3 de setembro.

• Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2024, 16h46
  • Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2024, 16h46

Atenção estudantes: o Câmpus Passo Fundo está selecionando bolsistas para o projeto Envelhecer nos Territórios SOS RS.

Se você tem 16 anos ou mais, disponibilidade de 12h semanais e se interessa por temas sociais de relevância pública, essa é uma grande oportunidade. O projeto é uma parceria entre o IFSul e o IFRS e tem como grande objetivo a constituição de uma rede de solidariedade para apoio emergencial às pessoas idosas no Estado do Rio Grande do Sul (RS).

A iniciativa abrange 27 cidades do estado com o intuito de mapear e entrevistar as pessoas idosas desabrigadas e desalojadas nessas 27 cidades após o evento climático ocorrido no RS; identificar e diagnosticar as principais necessidades das pessoas idosas após momento de calamidade; georreferenciar e mapear os dados levantados pelo projeto; e, por fim, monitorar o plano de cuidado da pessoa idosa, facilitando o acesso aos serviços e programas, conforme as prioridades singulares.

Confira as atividades que o bolsista irá desenvolver:

- participar de todas as atividades programadas pelo coordenador e pelo supervisor do Projeto Envelhecer nos Territórios SOS RS de seu Câmpus e municípios determinados;

- atuar nos territórios determinados pelo supervisor para identificação das violações de direitos humanos de pessoas idosas, como negligência, abuso físico ou psicológico, falta de acesso à saúde entre outros;

- registrar, através de fotografias e vídeos, os territórios de sua responsabilidade; - zelar pela qualidade acadêmica do Projeto Envelhecer nos Territórios SOS RS; e

- apresentar um relatório final ao coordenador do projeto ao término da vigência da bolsa.

Se você ficou interessado(a) em participar desse projeto como agente, acesse o edital e se inscreva até o dia 3 de setembro!

Acesse o edital e demais informações: https://ifrs.edu.br/editais/edital-no-34-2024-processo-seletivo-para-agentes-de-direitos-humanos-da-pessoa-idosa-para-atuar-no-projeto-envelhecer-nos-territorios-sos-rs/