Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Palestra no câmpus Novo Hamburgo alerta sobre destino do lixo eletrônico

Palestra no câmpus Novo Hamburgo alerta sobre destino do lixo eletrônico

Participantes se surpreendem com informações recebidas

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2015, 06h49
  • Última atualização em Sexta, 03 de Julho de 2015, 06h49

No intuito de despertar nos alunos do curso técnico em mecatrônica do câmpus avançado Novo Hamburgo um olhar mais atento às questões ambientais, sobretudo às relacionadas à escola, foi realizada uma palestra baseada nessa temática, na noite de 26 de junho. A palestrante, que é empresária da área de reciclagem de resíduos, Adriana H. Kunrath, falou sobre o assunto para a turma do 1º semestre.

Ao destacar algumas características do mercado atual, como a troca frequente de equipamentos eletrônicos - porque os mesmos logo são considerados ultrapassados -, Adriana questionou se o destino correto desses produtos era conhecido pelos participantes. “Você sabia que aquele eletrônico, quando descartado de forma incorreta, pode prejudicar o meio ambiente com substâncias tóxicas, metais pesados, como chumbo, por exemplo? ”, exortou.

A palestrante também surpreendeu muitos participantes ao compartilhar alguns dados. Segundo Adriana, o resíduo eletrônico, hoje, representa 5% de todo lixo produzido pela humanidade e que, desse montante, são jogados fora 50 milhões de toneladas, todo ano, no planeta, de maneira irresponsável.

A palestrante procurou motivar todos a colaborarem para que esses números sejam revertidos, incentivando-os a perceber que é em “casa” que se deve começar a mudar o rumo do planeta; separando o lixo, ficando atento aos locais de descarte, e, se possível, consumindo menos.