Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de estudos aborda climatologia e reúne professores de diferentes câmpus

Grupo de estudos aborda climatologia e reúne professores de diferentes câmpus

Atividades contam com representantes do câmpus Pelotas e Pelotas – Visconde da Graça (CaVG)

• Publicado: Segunda, 10 de Agosto de 2015, 04h23
  • Última atualização em Terça, 11 de Agosto de 2015, 07h25

Imagem

Um grupo de estudos tem reunido professores e alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e de dois câmpus do IFSul (Pelotas e CaVG). Intitulado como Chuvas, a turma é coordenada pelo professor Daniel Cardoso (CaVG) e promove encontros conduzidos pelo professor João Baptista da Silva (UFPel). Voltado para o aprendizado climatológico, dois blocos já foram aplicados a alunos de iniciação científica e docentes envolvidos.

As atividades são voltadas ao estudo da climatologia local, regional, nacional e internacional. Por exemplo são pesquisas sobre a climatologia das chuvas mensais para o estado do Rio Grande do Sul e sobre a probabilidade e frequência das chuvas horárias para a cidade de Pelotas.

Além de envolver professores de duas escolas do IFSul, incentivando a interação entre os câmpus e dinamizando o processo de ensino e pesquisa, o grupo Chuvas ainda traz em sua coordenação um expoente brasileiro na área de estatística científica aplicada, o pesquisador João Baptista da Silva. Engenheiro Agrônomo, Silva tem vasta experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicada em Climatologia e Ecologia Agrícola.

“É um ótimo trabalho do professor João Baptista, de 76 anos, que veio de Curitiba para proferir o encontro e nortear encaminhamentos ao grupo. Os estudos se mostram relevantes já que estimulam alunos do curso de licenciatura em Física do CaVG e aproximam docentes”, afirma Júlio César Ribeiro, professor do câmpus Pelotas e um dos coordenadores do grupo de estudos.

Um próximo encontro do grupo já está confirmado, mas ainda não possui data definida.