Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Simpósio de Energia e Meio Ambiente: evento que ocorre nos dias 3 e 4 de setembro tem programação divulgada

O simpósio ocorre no dias 3 e 4 de setembro

• Publicado: Quinta, 27 de Agosto de 2015, 12h24
  • Última atualização em Quinta, 27 de Agosto de 2015, 12h24

Faltam poucos dias para o início da 7ª edição do Simpósio de Energia e Meio Ambiente (Sema), o evento que promete movimentar o campus Pelotas do IFSul nos dias 3 e 4 de setembro. A programação oficial já foi divulgada e alguns profissionais de renome na área já foram confirmados para comandar as palestras, e a expectativa é de casa cheia para os dois dias de atividades.

O público alvo são alunos de cursos técnicos e superiores da região, além de profissionais que atuam ou possam atuar em áreas de energia e meio ambiente. O evento será dividido em quatro áreas temáticas: fontes alternativas e renováveis de energia; processos e produtos para geração e/ou conversão de energia; meio ambiente e biodiversidade; e gestão e saneamento ambiental.

Organizado pela engenharia química e o curso técnico em química do campus Pelotas, o simpósio tem como objetivo expor iniciativas que fomentem atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de energia e meio ambiente.

O Sema foi idealizado pelo curso de engenharia química da Furg, e a primeira edição foi realizada em 2009. Este ano, o evento terá como enfoque a grande demanda por energia, a diversificação e inovação das fontes energéticas e a busca pelo aumento da eficiência e melhor aproveitamento da energia.

03 de setembro de 2015

08:00 Credenciamento

09:00 Coffee Break

09:30 Sessão de abertura

10:00 Palestra 1: Biorrefinarias Integradas

(Dr. Eduardo Falabella Sousa-Aguiar – UFRJ/CENPES – Petrobras)

10:45 Palestra 2: Avanços em energias renováveis e pesquisas no grupo NEST da   Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI

(Dr. Electo Eduardo Silva Lora – NEST – UNIFEI/Itajubá)

11:30 Almoço

14:30 Palestra 3: Produção renovável de energia elétrica. A nova fonte de renda da propriedade agrícola familiar

(Dr. Carlos Reisser Junior – EMBRAPA/Pelotas)

15:15 Palestra 4: Desafios em Gestão Portuária: um enfoque ambiental e energético

(Eng. Cleiton Ernani Pereira Lages – Gerente Saúde, Meio Ambiente e Segurança TECON)

16:00 Coffee Break

16:30 Palestra 5: Planejamento energético: uma visão técnica, econômica e ambiental dos consumidores de energia

(Dr. Leandro Fagundes – UFPEL/CODEMA-FIERGS)

17:30 Trabalhos orais

A partir das 21:00 Festa de Confraternização

04 de setembro de 2015

09:00  Palestra 6: Energias Renováveis – A abordagem sustentável de expansão da Eletrosul

(Eng. Ronaldo dos Santos Custódio – Diretor de Engenharia e de Operações da ELETROBRAS Centrais Elétricas S.A.)

10:00  Sessão de Pôsters

11:15  Encerramento