Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Artigo de professor do IFSul ganha prêmio em simpósio internacional

Artigo de professor do IFSul ganha prêmio em simpósio internacional

Trabalho, realizado em coautoria com grupo de pesquisa da UFPel, recebeu o prêmio de melhor artigo no 28º Simpósio de Circuitos Integrados e Design de Sistemas

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2015, 08h59
  • Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2015, 08h59

No 28º Simpósio Internacional de Circuitos Integrados e Design de Sistemas, o maior evento brasileiro da área, o trabalho apresentado pelo professor do IFSul, Vladimir Afonso, conquistou o prêmio de melhor artigo. Além de figurar em primeiro lugar na categoria, o trabalho, realizado em coautoria com membros do Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI) da UFPel, também será publicado nas bases digitais das duas maiores revistas científicas da área. O evento, que contou com 44 trabalhos publicados oriundos de diversos países, aconteceu em Salvador, entre 31 de agosto e 4 de setembro.

Com a pesquisa, foi apresentado o projeto de hardware para compressão de vídeos digitais através do padrão High Efficiency Video Coding (HEVC), de alta qualidade, que está sendo incorporado pelos mais modernos dispositivos com suporte a vídeos digitais, como smartphones, câmeras e filmadoras. Nos próximos anos, os padrões de compressão de vídeos mais conhecidos atualmente, como o MPEG-2, serão substituídos gradualmente pelo HEVC.

Um dos diferenciais do trabalho, de acordo com Vladimir, está na redução da complexidade do módulo desenvolvido e no uso de técnicas que permitem a obtenção de uma elevada taxa de processamento, redução de acesso à memória e eficiência energética. “A proposta do trabalho foi justamente nesse sentido: desenvolver uma arquitetura de hardware sem deixar de se preocupar com o uso de recursos de memória e as questões relacionadas com energia, já que dispositivos alimentados por bateria, como smartphones, suportam inúmeras funcionalidades atualmente e são cada vez mais comuns na sociedade”, destaca.

Professor do curso técnico em eletromecânica do campus Pelotas, Vladimir pretende trazer para o instituto os benefícios da visibilidade alcançada com o prêmio. Em uma ação a qual o docente planeja se dedicar nos próximos meses, Vladimir almeja criar um grupo de pesquisa em processamento de imagens dentro do campus. “Já temos diversos profissionais pós-graduados na área de processamento de imagens na nossa instituição, mas ainda não temos um grupo de pesquisa específico na área”, salienta o docente, acrescentando que este é momento certo para reunir esses profissionais em um grupo de trabalho.

Para o docente, o prêmio obtido no simpósio é um importante reconhecimento nacional e internacional aos trabalhos desenvolvidos em Pelotas na área de concepção de circuitos integrados. “Nesse caso específico, é ainda mais importante por ser um trabalho cooperado entre um professor do IFSul e professores e alunos da UFPel, assim como diversos outros trabalhos que temos nas instituições da nossa cidade”, frisa Vladimir, ressaltando que, em breve, essas relações podem ficar ainda mais amplas à medida que sua pesquisa de doutorado avançar na UFRGS. Juntas, estas instituições possuem consolidado reconhecimento internacional e relações de cooperação com grupos de pesquisa de diversos países.

Trabalho premiado

Intitulado “Memory-Aware and High-Throughput Hardware Design for the HEVC Fractional Motion Estimation”, o artigo vencedor do prêmio recebe, em uma tradução possível para o português, o nome “Projeto de hardware com uso de memória eficiente e elevada taxa de processamento para a estimação de movimento fracionária do padrão HEVC”. Além da publicação na IEEExplore e ACM Digital Library, os autores foram convidados a submeter uma versão estendida do artigo para o periódico IEEE Design and Test of Computers.

O tema abordado no trabalho é o mesmo explorado na dissertação de mestrado do professor e que continua a ser abordado pelo GACI da UFPel. O trabalho foi integralmente desenvolvido no laboratório do grupo. Os demais autores do trabalho são os dois alunos de graduação Henrique Maich e Luan Audibert e os professores Bruno Zatt, Marcelo Porto e Luciano Agostini, da área de Computação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da UFPel.

Saiba mais

Este foi o segundo ano consecutivo que o IFSul esteve representado no prêmio. No evento de 2014, o professor Márcio Bender Machado foi o primeiro autor do trabalho premiado no SBCCI.

Legenda das fotos:

1 - Professor Vladimir Afonso (direita) ao lado do também autor do artigo e pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPel, Luciano Agostini.

2 - Vladimir Afonso (centro) com demais professores do IFSul participantes do evento e Luciano Agostini (direita).

Assunto(s): pelotas , simpósio , prêmio , SBCCI