Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Seminário Saberes Docentes inicia nesta segunda-feira
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Seminário Saberes Docentes inicia nesta segunda-feira

Evento ocorre no campus Venâncio Aires e proporciona formação pedagógica continuada

  • Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2015, 15h26
  • Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2015, 15h36

Viabilizado como um espaço de formação pedagógica continuada, o seminário Saberes Docentes chega a sua terceira edição. O evento, voltado a profissionais da educação do campus e de outras instituições da região, ocorre nos dias 21 e 22 de setembro. A participação no seminário é gratuita, e os inscritos, com frequência mínima de 75%, receberão certificado de 8 horas.

Nos dois dias de evento, três atividades distintas estão programadas. Na segunda-feira (21), às 13h30min, ocorre a abertura do evento e, na sequência, a Caravana da Inclusão do IFSul leva à cidade o painel Diálogos Multiculturais, que debaterá temas como inclusão, questões étnico-raciais e de gênero relacionadas à educação.

Ainda no dia 21, a partir das 16h45min, acontece a apresentação de trabalhos produzidos por profissionais da educação sobre práticas pedagógicas ou projetos desenvolvidos que contribuam de alguma forma para a inovação em educação.

No dia 22, às 17h30min, ocorre a palestra “Educação e Contemporaneidade - Novos conceitos em Educação “, com a professora doutora Clarice Salete Traversini. Clarice, que é professora da UFRGS no Programa de Pós-Graduação em Educação e no curso de pedagogia, até recentemente trabalhava na Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

A comissão organizadora do seminário trabalha no evento em parceria com a comissão organizadora da Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inocação (Movaci) e com a direção do campus. Mais informações podem ser obtidas no site.

Confira a programação do evento:

13h30min – Abertura do evento e mesa “Diálogos Multiculturais”

14h - Estado da arte da política da pessoa com deficiência no Brasil: transitando do modelo biomédico ao biopsicossocial? - Jorge Amaro de Souza Borges (Biólogo - IPA, especialista em Educação Ambiental - SENAC, mestre em Educação - PPGE/PUCRS, doutorando em Políticas Públicas - POLPUB/UFRGS - Secretário Executivo - Coepede, Projeto Sala Verde/ Cazon- FADERS).

15h - Descolonização curricular em prol da efetivação da Lei 10639/03 - Olga Maria Lima Pereira (Coordenadora de Fomento às Ações Inclusivas-IFSul, mestre e doutora na temática Étnico-racial)

Mediadora: Andreia Cabral Colares (Chefe do Departamento de Ações Inclusivas- PROEX/IFSul. Mestra e doutoranda em Educação- PUCRS)

16h- Intervalo

16h20min- Espaço para os debates

registrado em:
Assunto(s): venâncio aires
Fim do conteúdo da página