Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul e prefeitura de São José do Norte formam primeira turma de eletricistas industriais

• Publicado: Segunda, 29 de Setembro de 2014, 09h08
  • Última atualização em Sexta, 25 de Setembro de 2015, 09h24

A cerimônia foi simples, mas regada de significado, pelo esforço, garra e sensação de dever cumprido. Assim foi a formatura dos dez alunos que concluíram o Curso de Formação Inicial e Continuada de Eletricista Industrial, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Polo São José do Norte, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Mulher (Smascim), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A formatura aconteceu no polo local, junto à Escola João de Deus Collares (JDC), na noite de sexta-feira (24), reunindo o secretário de Educação e Cultura (Smec), Paulo Rubilar Pereira; o professor e coordenador geral do Pronatec, Miguel Roberto Felberg; a diretora do JDC, Celi Machado; demais representantes do Instituto; da Smascim; familiares e amigos dos formandos.

O curso foi aplicado pelos professores do IFSul de Pelotas, de setembro a dezembro do ano passado. Por meio do laboratório móvel, instalado no polo, foi possível promover com qualidade as aulas práticas. Inicialmente, 20 pessoas fizeram a inscrição, mas com as desistências, apenas 10 conseguiram concluir todas as etapas previstas, chegando ao término do curso, entre eles quatro mulheres.

Apesar do alto índice de desistências, o coordenador geral do Pronatec, Miguel Felberg, comemorou a formação da primeira turma de eletricistas industriais nortenses, destacando que o objetivo da instituição foi atingido, uma vez que os novos profissionais estão habilitados a representar a qualidade do ensino IFSul empregada no município. Conforme Felberg, a instituição almeja instalar em São José do Norte um Centro de Referência, em parceria com a Prefeitura, para ampliar a oferta de novos cursos de qualificação que possam atender demandas como agronegócio, indústria naval e pesqueira, entre outras.

Representando o executivo municipal, o secretário de Educação e Cultura salientou aos formandos: “O esforço de cada um de vocês fará toda a diferença no mercado de trabalho. Desejamos sucesso aos formandos e parabéns pelo desempenho de cada um, neste momento em que trabalhamos de forma reordenada buscando o fortalecimento do município”.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da prefeitura de São José do Norte