Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Intensa programação marca aniversário de dois anos do campus Sapiranga

Intensa programação marca aniversário de dois anos do campus Sapiranga

Entre 5 e 7 de outubro, além da I Feciti, atividades culturais marcam a semana de aniversário

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2015, 13h00
  • Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2015, 16h07

A próxima semana será de comemoração no campus Sapiranga. A unidade contará com uma intensa programação, entre os dias 5 e 7 de outubro, para celebrar o aniversário de dois anos do campus. Além da realização da I Feciti, estão previstas atividades culturais e ações beneficentes a entidades assistenciais do município. Todas as atividades são abertas à comunidade local e regional.

A celebração do aniversário, de acordo com o diretor José Itturriet, marca os dois anos de transformação social proporcionada pela instalação do campus na região. Segundo ele, o campus vem se mostrando à comunidade regional como uma possibilidade para que jovens e adultos possam, através dos conhecimentos obtidos na instituição, vislumbrar alternativas qualificadas para a sua formação pessoal e profissional. “É evidente que isso só se torna viável com a parceria de colegas de todo o IFSul e, em especial, dos servidores do campus Sapiranga, que têm demonstrado entender o papel que cada um de nós exercemos como educadores de fato”, ressalta o diretor do campus.

A abertura das comemorações acontece na segunda-feira (05), às 19h, com o evento cultural. As atividades, que ocorrem no Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck, serão compostas de apresentações de grupos locais e do IFSul. Entre as atrações estão os vencedores do Encontro Artístico de Talentos Escolares, o grupo artístico da Apae de Sapiranga, o coral juvenil do campus Sapucaia do Sul e o grupo de dança do campus Sapiranga.

Como forma de valorizar a iniciação científica, o campus também sediará, nos dias 6 e 7, a I Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação (Feciti) do IFSul. No evento, serão apresentados 60 trabalhos de alunos de escolas das redes de ensino local e de outros campi do IFSul. A Feciti contará com trabalhos inscritos nas categorias de ensino fundamental – séries finais, ensino médio e educação profissional de nível médio. Além da premiação dos três primeiros lugares em cada categoria e do prêmio destaque, a feira também classificará trabalhos para a Mostratec (1º lugar), a Mocitec (2º lugar) e a Movaci (3º lugar) de 2016. A Feciti é afiliada à Mostratec, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo.

Fechando a programação de aniversário, o campus realizará, na quinta-feira (08), a ação social “Dia das crianças mais feliz com o IFSul”. Com a atividade, serão arrecadados brinquedos dos servidores e alunos do campus para doação a entidades assistenciais do município.

Dois anos transformando a realidade local

Nos dois anos de atividades do campus, Itturriet destaca que muitas ações têm sido desenvolvidas para ampliar a integração com a comunidade local e regional. Algumas dessas atividades são cursos e projetos de extensão, oficinas de robótica educacional nas escolas locais, semana da prospecção profissional, projetos de pesquisa, palestras de profissionais para os alunos, visitas técnicas a empresas e participação na Olimpíada Brasileira de Matemática.

Para aprofundar o debate sobre a qualidade do ensino ofertado na região e qualificar suas próprias práticas educativas, o campus também está representado nas reuniões dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Vale do Rio dos Sinos e promove o painel “Olhares sobre a educação”, voltado aos profissionais da área.

E quando o assunto é pesquisa, o trabalho realizado no campus já mostra resultados. Além de apresentar trabalhos em mostras e feiras do IFSul, um dos projetos desenvolvidos no campus conquistou o primeiro lugar da categoria ensino médio na Feira Municipal Integrada (Femint) de Sapiranga. O trabalho “Desenvolvimento de um Sistema de Impressão para placas de circuito impresso utilizando uma impressora jato de tinta convencional” também se destacou como o único a receber pontuação máxima dos avaliadores.

Em consonância com a proposta de internacionalização do instituto, um dos alunos do campus foi enviado aos Estados Unidos pelo programa de intercâmbio com a instituição estadunidense Alamo Colleges. Neste ano, a estudante selecionada participou do intercâmbio de três semanas na instituição americana, onde pôde aprimorar seu inglês e receber uma formação na área de gestão e empreendedorismo.

Estrutura e trabalho já consolidados

Com 21 docentes, 13 técnico-administrativos e trabalhadores terceirizados, o campus possui um prédio multifuncional, no qual situam-se as áreas administrativa e de ensino. Em outro, localizam-se as salas de aula, laboratórios de informática, de hardware e de eletroeletrônica. Um bloco, destinado a oficinas, está em fase de construção.

Nessa estrutura, são ofertados cursos técnicos gratuitos nas áreas de eletromecânica, informática, manutenção e suporte em informática e eletroeletrônica. No total, são três turmas de ensino integrado, para aqueles que já concluíram o ensino fundamental e cursam o ensino médio com habilitação profissional no IFSul, e quatro de ensino subsequente, para aqueles que já concluíram o ensino médio. Além dos cursos técnicos regulares, o campus também oferece cursos do Pronatec, do Programa Mulheres Mil e do Programa Prófuncionário.