Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > CaVG comemora seus 92 anos

Comemoração tem intensa programação
  • Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2015, 15h05
  • Última atualização em Sexta, 09 de Outubro de 2015, 15h30

Na próxima segunda-feira (12), junto às comemorações de Nossa Senhora Aparecida, Dia das Crianças e Descobrimento da América, comemora-se o aniversário de 92 anos do campus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG). E para comemorar a data, haverá uma extensa programação.

Serão três eventos principais: Na terça (13), tem início o “II Cavg: integrando conhecimento” que terá momentos comemorativos do aniversário. No primeiro dia, ocorre a palestra intitulada “ CaVG 92 anos de história”, ministrada pelo professor Leonel Antunez, autor do livro “CaVG. Uma escola. Olhar de aluno”. No segmento ocorre o evento denominado “CaVG: contação de história”, onde será feita uma homenagem aos aposentados, pelo diretor-geral do campus, Alvaro Nebel, com um relato das memórias dos aposentados e ex alunos da instituição.

Depois haverá uma confraternização de aniversário com o tradicional bolo. A noite ocorre o jantar dos 92 anos, em uma tradicional churrascaria da cidade. Já no domingo (18), no CTG, Rancho Grande, haverá o almoço da Associação dos ex-alunos do CaVG (Assexpa).

Cursos

Há 92 anos o CaVG vem mudando a vida das pessoas através da educação. A instituição apresenta hoje formação em cursos técnicos, graduação, educação a distância, licenciaturas e cursos de pós-graduação. Apesar da distância de aproximadamente 8 km do centro da cidade de Pelotas, o bosque e a rica vegetação são admirados por todos que visitam o campus. Baseado em uma educação pública e gratuita, a escola oferece sistema de internato masculino e feminino para os alunos dos cursos técnicos, além de apoio à alimentação e transporte.

História do CaVG:

A instituição foi criada em 12 de outubro de 1923, como Patronato Agrícola Visconde da Graça, com o apoio do então ministro da agricultura, o pelotense Dr. Ildefonso Simões Lopes, ficando subordinada ao Ministério da Agricultura. O nome Visconde da Graça foi em homenagem ao Sr. João Simões Lopes Filho, falecido em 1893, fazendeiro e dono da antiga Estância da Graça, e que detinha o título de Visconde da Graça. A escola está localizada em uma área de 201 hectares que foram doados pela família Simões Lopes ao Ministério da Agricultura. Naquela época, como Escola de Alfabetização Rural, eram ensinadas noções elementares de agricultura e criação de animais domésticos.

Onze anos mais tarde, em 1934, o Patronato foi extinto e passou a funcionar como Aprendizado Agrícola Visconde da Graça e, em 1947, com a mudança ocorrida no sistema de ensino, além da Iniciação Agrícola, mais duas novas séries deram origem ao chamado curso de Mestre Agrícola, passando a chamar-se Escola Agrotécnica Visconde da Graça.

Em 1957, uma lei orgânica possibilitou a criação do Colégio de Economia Doméstica e Rural, o que deu oportunidade para que meninas estudassem na escola, tradicionalmente apenas de rapazes.

Em 1961 a Escola desvinculou-se do Ministério da Agricultura e passou a fazer parte do Ministério da Educação, passando dois anos depois de Escola Agrotécnica para o formato de Colégio Agrícola. Passou a ter o ginásio agrícola de 1ª a 4ª série e em 1964 mudou o nome para Colégio Agrícola Visconde da Graça, o que originou a sigla CAVG.

No ano seguinte, 1968, um decreto presidencial estabeleceu a transferência das escolas de ensino técnico para as Universidades, e o CAVG, ao incorporar o Colégio de Economia Doméstica, em 1969, é integrado a Universidade Federal de Pelotas. Cumpre lembrar que a Universidade Federal de Pelotas foi fundada em agosto de 1969, portanto, o CAVG e outras escolas e Faculdades deram alicerce à UFPEL como as primeiras unidades acadêmicas da Instituição.

Em 2008 são criados os Institutos Federais de Educação e em 2009, a comunidade do CAVG, por voto, decide por sua integração ao IF-SUL, o que foi efetivado em 2010, e passa então a ser denominado por Campus Pelotas- Visconde da Graça.

Assim, a escola esteve 38 anos vinculada ao Ministério da Agricultura, 8 anos diretamente ao Ministério da Educação, 40 anos vinculada a Universidade Federal de Pelotas e já há 5 anos como campus integrante do IFSul.