Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Pelotas comemora 72 anos

Campus Pelotas comemora 72 anos

Tudo começou com a Escola de Artes e Officios

• Publicado: Quarta, 14 de Outubro de 2015, 15h20
  • Última atualização em Quarta, 14 de Outubro de 2015, 15h20

No último domingo (11) o campus Pelotas comemorou seu 72º aniversário. A antiga Escola Técnica de Pelotas foi oficialmente inaugurada em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas, e desde então é considerada um expoente da educação profissional. Destaque no cenário educacional pelotense, o instituto também surge como um dos maiores exemplos de educação pública de qualidade do estado, sendo reconhecida desde o início, quando deu os primeiros passos no ensino técnico com o curso de Construção de Máquinas e Motores, hoje conhecido como Mecânica Industrial.

Tudo começou com a Escola de Artes e Officios, em 1917, que se tornou Escola Technico-Profissional em 1930. Foi só em 25 de fevereiro de 1942 que a Escola Técnica de Pelotas (ETP) foi criada, sendo inaugurada oficialmente em 11 de outubro do ano seguinte. As atividades iniciais contavam com cursos de curta duração (ciclos). No primeiro ciclo foram estabelecidos os cursos de Forja, Serralheria, Fundição, Mecânica de Automóveis, Máquinas e Instalações Elétricas, Telecomunicações, Alfaiataria, entre outros. Foi em 1953 que o já citado curso de Construção de Máquinas e Motores foi implantado, abrindo caminho para outros cursos fixos da Escola.

Em 1959, a ETP transformou-se em uma autarquia federal e em 1965 foi renomeada como Escola Técnica Federal de Pelotas (ETFPEL). Anos depois, em 1994, o Congresso Nacional recebeu a proposta do Ministério da Educação, que intencionava criar um Sistema Federal de Educação, onde todas as escolas técnicas federais seriam transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica. A ETFPEL virou, em 1999, Cefet/RS. O nome atual veio em 2008, depois de uma lei sancionada em 29 de dezembro de 2008. O Cefet deu lugar ao IFSul, rede composta por 14 campus espalhados em diferentes regiões do estado.

Hoje, 72 anos depois de sua inauguração, o IFSul tem a forte característica de se renovar e crescer sempre. Prova dessa constante metamorfose é a mudança de nomes através dos anos, que vão além das siglas, mostrando as diversas adaptações pelas quais a instituição passou e ainda passa. Os números comprovam: o campus Pelotas é a maior escola do IFSul, tendo mais de 800 servidores, entre efetivos e terceirizados, e mais de 5 mil alunos, presenciais e a distância, distribuídos em mais de 30 cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Um dos principais focos ainda é o ensino, pesquisa e extensão, incentivando alunos a se envolverem em projetos fora da sala de aula.

O campus Pelotas tem área própria de 40400m², sendo 48240m² construídos, em três pavimentos. A unidade tem mais de 50 salas de aula, 120 laboratórios específicos e 41 oficinas, somando quase 15000m² de área para o ensino profissional. Dispõe, também, de ginásio coberto, quadras, pista de atletismo, vasta biblioteca, auditório e outros cinco miniauditórios. E não para por aí: dependências reformadas e novas instalações aguardam os alunos no retorno às aulas.