Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidora do IFSul participa de evento no Chile

Servidora do IFSul participa de evento no Chile

Coordenadora participou de mesa redonda

• Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2015, 15h01
  • Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2015, 15h01

A servidora Olga Maria Lima Pereira, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) do IFSul, a convite do professor Eduardo Valdés e do professor do campus Pelotas, Túlio Medeiros, esteve no período de 09 a 14 de outubro, na Universidade de Santiago do Chile, participando da Mesa Redonda “Conversatório: Circulaciones África y africanidades y/en América Latina: políticas, ideas religiones mercancias”. O evento integra o IV Congresso Internacioanal Ciencias, Tecnologias y Culturas, Dialogos entre Las Disciplinas del Conocimiento Hacia una Internacional del Conocimiento”.

Na ocasião, Olga teve a oportunidade de falar sobre as ações desenvolvidas como coordenadora de fomento das ações inclusivas da Proex, bem como da importância do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neabi) presentes em cada campus do IFSul.

Num outro momento, na Universidade de Lagos (campus Santiago), a servidora participou como expositora no I Encuentro sobre Redes Acadêmicas e investigativas: La generación de conocimiento em redes de investigación em América Latina y el Caribe. Durante o evento, Olga recebeu o reconhecimento pela apresentação do seu trabalho intitulado “A percepção  dos docentes negros/as da cidade de Pelotas-RS em relação ao racismo institucional ainda percebidos em suas vivências pedagógicas”.

Para ela, representar o país, cidade e região é fortalecer o sentido da verdadeira educação. “O conhecimento que repassamos é compensado por novas experiências e diálogos. É o sentido da rede que se fortalece através do constante compartilhar de saberes”, disse.

Para a chefe do Departamento de Ações inclusivas do IFSul, Andréia Colares, a participação de Olga no evento é um orgulho para o IFSul. “Ela relata em outro país as experiências aqui desenvolvidas e oferece a possibilidade de novas aprendizagens”, destaca.

".