Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul classifica 46 atletas para a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais

Estudantes classificados para a etapa nacional dos JIFs falam sobre a possibilidade de praticar seus esportes preferidos na mesma instituição em que estudam

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Segunda, 26 de Outubro de 2015, 15h06
  • Última atualização em Segunda, 26 de Outubro de 2015, 15h06

Além do ensino profissional, técnico e superior, o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) oferece outras possibilidades para o desenvolvimento dos talentos de seus estudantes, e o esporte é uma das áreas que recebem grande incentivo da instituição. Após a classificação de 46 atletas para a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que ocorrem em Goiânia, entre 11 e 15 de novembro, três estudantes do IFSul contam um pouco da experiência de poder praticar seus esportes preferidos na mesma instituição em que estudam. Eles também revelam como foi representar o instituto na etapa regional dos JIFs, evento ocorrido em Novo Hamburgo entre os dias 14 e 17 de outubro, e que reuniu mais de 800 participantes, dos quais cerca de 150 integravam a delegação do IFSul.

Entre os atletas classificados para a etapa nacional estão as equipes masculina e feminina de handebol e basquete, além dos estudantes que representaram o instituto em modalidades individuais: Andinara Machado, Lucas Lopes e Gustavo Dallafávera no atletismo e Francielle Vasconcelos Pereira no tênis de mesa. Na competição regional, o IFSul contou com representantes nas nove modalidades da competição – futebol de campo, futsal, vôlei, vôlei de dupla, basquete, tênis, xadrez, handebol e atletismo.

Estrutura adequada para o esporte

Já no sétimo semestre do técnico em eletrônica do campus Pelotas, o estudante Felipe Adamoli Pinto, integrante da equipe de basquete, conhece bem as oportunidades oferecidas pelo IFSul quando o assunto é esporte. Um ano após ingressar na instituição, o jovem de 17 anos começou a praticar futsal. Pouco tempo depois, no entanto, já integrava as equipes de vôlei e de basquete do campus, das quais faz parte até hoje.

A paixão pelo esporte para Felipe, embora tenha ganhado fôlego com o ingresso no IFSul, começou antes da entrada no curso. O estudante revela, porém, que não disponibilizava da mesma estrutura que possui agora, como material para treino e incentivos para a participação em campeonatos. “Além de saber da excelência no ensino da instituição, também me interessei pelo incentivo ao esporte. O IFSul nos dá grande suporte proporcionando transporte, alimentação e hospedagem de qualidade em todas as viagens”, ressalta o estudante.

Ainda que a estrutura tenha grande importância para Felipe, não é apenas isso que o jovem tem buscado ao participar das competições. “A experiência de participar das competições tem sido cada vez melhor, pois consigo fazer diversos amigos por todos os lugares que passamos”, destaca Felipe. Ele acrescenta ainda “o grande empenho dos nossos professores para que, além de competirmos com o intuito de ganhar, também possamos nos divertir com o que estamos fazendo”.

O orgulho e a responsabilidade de representar a instituição

O mesmo espírito de equipe foi a motivação da representante da instituição no tênis de mesa, Francielle Vasconcellos Pereira, do campus Santana do Livramento, para continuar a praticar esportes no IFSul. A estudante de informática para internet já praticava handebol, vôlei, basquete e algumas modalidades de atletismo. Ela destaca que sempre teve a intenção de participar de alguma competição, mas mais do que ganhar ou perder, ela gosta mesmo é de participar dos jogos por estar junto ao grupo.

Francielle confessa que vestir a camiseta do IFSul nas competições é uma grande responsabilidade, mas encarada de forma muito positiva. “Isso me incentiva a jogar cada vez melhor”, diz a estudante, ressaltando que a experiência nas competições também a ajuda a desenvolver suas técnicas.

Um mundo de possibilidades

Assim como para Felipe e Francielle, a vontade de praticar esportes também começou cedo para o representante do IFSul no atletismo, Lucas José Adolfo Lopes, do campus Venâncio Aires. O aluno de 19 anos, do curso de refrigeração e climatização, lembra que o início do seu envolvimento com o esporte começou desde a infância, quando jogava futebol com os amigos, tanto na escola quanto em campos improvisados. Mas o futebol foi apenas o primeiro passo. Logo no segundo ano de curso no IFSul, o estudante ingressou na equipe de atletismo do campus e, daí em diante, muitas outras oportunidades surgiram: “nem imaginava que haveria tantas possibilidades de entrar em competições representando a minha escola e jogando futebol, voleibol, punhobol, handebol, atletismo, basquete, etc”.

Com as novas perspectivas abertas na instituição, Lucas diz sentir-se grato por, mesmo com algumas adversidades, contar com o incentivo dado pelos professores do campus, especialmente os de educação física. “Eles nos impulsionam a não desistir e sempre continuar a dar o nosso melhor, pois, se continuarmos a correr no sentido certo e persistirmos, venceremos”, destaca.

Etapa regional dos JIF contou com aproximadamente 150 atletas do IFSul

Os Jogos dos Institutos Federais da Região Sul reuniram atletas de seis institutos federais. O IFSul participou da disputa com aproximadamente 150 estudantes dos campi Bagé, Charqueadas, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Santana do Livramento e Venâncio Aires. Os JIF-Sul constituem a etapa classificatória para os jogos nacionais dos institutos federais.

Integraram a coordenação dos JIF-Sul os professores Thiago Borges e João Manoel Martins da Cruz, do campus Pelotas. Da equipe organizadora, também participam as professoras Thaís Burlani Neves, do campus Sapiranga, e a professora Marina Marques Kremer, do campus Pelotas.