Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Lançada cartilha sobre assistência estudantil no IFSul

Lançada cartilha sobre assistência estudantil no IFSul

Material esclarece as principais dúvidas dos estudantes sobre o tema

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Segunda, 02 de Novembro de 2015, 14h02
  • Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2015, 08h39

Que auxílios posso solicitar à assistência estudantil? Qual é o perfil do estudante beneficiário da Política de Assistência Estudantil (PAE) do IFSul? Estas são apenas duas das 34 perguntas que integram o novo guia “Perguntas e respostas sobre a PAE”, lançado pelo Departamento de Gestão de Assistência Estudantil (Degae), em conjunto com as equipes de assistência estudantil dos campi, no dia 19 de outubro. Acesse a cartilha clicando aqui.

O material, concebido no formato de perguntas e respostas, foi elaborado para sanar as principais dúvidas dos alunos sobre a assistência estudantil e os auxílios disponibilizados pelo programa. De acordo com o chefe do Degae, Ramão Correa, as perguntas que constam na cartilha são ouvidas frequentemente pelas equipes de assistência estudantil. “O objetivo desse guia é servir tanto como um material de apoio ao Degae e às equipes dos campi, como também divulgar e facilitar o acesso à informação para nossos estudantes e comunidade”, destaca.

Em um primeiro momento, a cartilha será publicada de forma online na página do instituto. “O compartilhamento do material nas redes sociais é muito fácil e rápido, e a nossa ideia é dinamizar essa informação”, ressalta Ramão. Segundo ele, embora a cartilha seja apenas virtual no momento, não foi descartada a ideia de lançar uma versão impressa caso seja constatada a necessidade de distribuição do material aos campi nesse formato.

Ainda que as atividades e momentos de apresentação da PAE sejam intensas nos campi, o guia é a primeira iniciativa esquematizada que o Degae e as equipes de assistência estudantil dos campi organizam para esclarecer os estudantes e a comunidade sobre as questões que envolvem a assistência estudantil. “A publicidade das informações e o debate contínuo sobre nossas ações são alguns dos nossos princípios”, esclarece Ramão, salientando que a efetivação de estratégias para esclarecer dúvidas sobre o programa junto à comunidade ocorre desde a implantação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) em 2010.