Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Direitos da pessoa com deficiência são pauta de reunião em Charqueadas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Direitos da pessoa com deficiência são pauta de reunião em Charqueadas

Encontro com prefeito definiu próximos passos para a criação de conselho sobre o tema

  • Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2015, 15h35
  • Última atualização em Quinta, 29 de Outubro de 2015, 16h28


Mais um passo foi dado para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Charqueadas. Em reunião no gabinete do prefeito da cidade, no dia 23 de outubro, a chefe do Departamento de Ações Inclusivas do IFSul, Andreia Colares, discutiu os encaminhamentos necessários para a constituição do conselho. Como desdobramento do encontro, o prefeito Davi Gilmar solicitou um prazo de 15 dias para o envio do projeto de lei, atualmente em análise jurídica, para apreciação da Câmara de Vereadores. Com a aprovação no legislativo municipal, o conselho é constituído.

Assim como em Charqueadas, Andreia destaca que o IFSul tem fomentado nas cidades onde possui campus a criação de mais espaços de participação social. “Os conselhos são exemplos disso, pois legitimamos o direito de todas as pessoas à educação, acessibilidade, inclusão, cidadania e direitos humanos”, ressalta. Segundo ela, o conselho é um importante espaço de participação social que permite o protagonismo das pessoas com deficiência na busca de seus direitos.

A proposta de criação do conselho, surgida durante a realização do Encontro de Familiares promovido pelo IFSul em abril deste ano, foi levada à audiência pública realizada no campus Charqueadas. No processo de construção do projeto, o instituto contou com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede) e da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders).

A reunião com o executivo municipal também contou com a presença do vice-prefeito Odilon Lopes e de representante da Procuradoria Geral do município.

Fim do conteúdo da página