Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Seminário reúne profissionais da área de acessibilidade e inclusão

Seminário reúne profissionais da área de acessibilidade e inclusão

Evento debateu a acessibilidade e a inclusão de pessoas com necessidades especiais na sociedade

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2015, 17h03
  • Última atualização em Quarta, 04 de Novembro de 2015, 17h33

Nos últimos dias 29 e 30, ocorreu o “IV Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: ampliando os espaços de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento social”. O evento, promovido pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), do campus Pelotas-Visconde da Graça, aconteceu no miniauditório do campus e na Câmara de Vereadores de Pelotas.

Durante o primeiro dia do seminário, o auditório esteve lotado. No turno da manhã, Josiane Krebs, Elton Nunes e Liliana Passerino ministraram palestra sobre comunicação alternativa. Durante a tarde, Romeu Sassaki, Rafael Amaral e Rosângela Ferreira discorreram sobre Inclusão laboral de pessoas com deficiência e, durante a noite, ocorreu o seminário “Projetos e políticas de inclusão”, com Janae Gonçalves, Rita Rodrigues e Marilei Chiesa. Além das palestras, foi exibida uma mostra de arte acessível e um espaço para apresentação artística da Escola de Educação Especial Alfredo Dub.

A programação teve seguimento na sexta-feira (30), no auditório da Câmara Municipal de Pelotas. Neste dia, o evento contou com o seminário “Desenho Universal”, ministrado por Paula Oliveira, Frederico Viebig e representante da Secretaria Municipal de Obras. Também contou com o seminário “Discursos sobre o estigma e seu funcionamento na escola: dos transtornos neurológicos às práticas de exclusão”, proferida por Marchiori Quevedo, Fabiane Ferreira e Renato Di Renzo. No encerramento, a Associação Escola Louis Braille fez uma apresentação artística para os participantes.

Raymundo Filho, coordenador do evento, destaca a importância da mobilização da sociedade e de profissionais de áreas relacionadas à acessibilidade. “Contamos com a participação do Cerenepe, Escola de Educação Especial Alfredo Dub, Associação Escola Louis Braille e Apae que, além de assistir às palestras, foram parceiros na organização do evento. Conseguimos, ainda, colocar instituições e profissionais locais em contato com profissionais de expressão nacional. O evento foi um sucesso, superou as expectativas”.