IFSUL participa de projeto envolvendo instituições internacionais
O IFSUL câmpus Passo Fundo, representado pela professora Anubis Rossetto, participou da submissão de um projeto ao Edital Nº 10/2019 do Programa CAPES/STIC-AMSUD juntamente com outras instituições do Brasil, Uruguai, Chile e França. A Capes divulgou essa semana que o projeto, com período de execução em 2020 e 2021, foi aprovado.
STIC AmSud é um programa de cooperação regional em ciência e tecnologia em que França e países da América do Sul participam. O objetivo do programa é implementar projetos conjuntos, a fim de promover e fortalecer a colaboração e a criação de redes de investigação e desenvolvimento no domínio das tecnologias de informação e comunicação (TIC). O programa fomenta a pesquisa por meio do intercâmbio científico e da mobilidade acadêmica entre as instituições participantes.
O projeto aprovado, ADMITS (Architecting Distributed Monitoring and analytics for IoT in disaster Scenarios), visa desenvolver algoritmos, protocolos e arquiteturas para permitir um ambiente de computação distribuída para fornecer suporte para monitoramento, detecção de falhas, e análises em cenários de desastre usando IoT. As instituições participantes são Sorbonne Université da França, Universidad Técnica Federico Santa María e Universidad Diego Portales do Chile, Universidad de la República do Uruguai e Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e IFSUL do Brasil.
Redes Sociais