Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSUL participa de projeto envolvendo instituições internacionais

IFSUL participa de projeto envolvendo instituições internacionais

O IFSUL câmpus Passo Fundo, representado pela professora Anubis Rossetto, participou da submissão de um projeto ao Edital Nº 10/2019  do Programa CAPES/STIC-AMSUD juntamente com outras instituições do Brasil, Uruguai, Chile e França. A Capes divulgou essa semana que o projeto, com período de execução em 2020 e 2021, foi aprovado.

• Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 17h25
  • Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2019, 17h25

STIC AmSud é um programa de cooperação regional em ciência e tecnologia em que França e países da América do Sul participam. O objetivo do programa é implementar projetos conjuntos, a fim de promover e fortalecer a colaboração e a criação de redes de investigação e desenvolvimento no domínio das tecnologias de informação e comunicação (TIC).  O programa fomenta a pesquisa por meio do intercâmbio científico e da mobilidade acadêmica entre as instituições participantes.

O projeto aprovado, ADMITS (Architecting Distributed Monitoring and analytics for IoT in disaster Scenarios), visa desenvolver algoritmos, protocolos e arquiteturas para permitir um ambiente de computação distribuída para fornecer suporte para monitoramento, detecção de falhas, e análises em cenários de desastre usando IoT.  As instituições participantes são Sorbonne Université da França, Universidad Técnica Federico Santa María e Universidad Diego Portales do Chile, Universidad de la República do Uruguai e Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e IFSUL do Brasil.