Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Nota de repúdio

Nota de repúdio

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF) publicam Nota de Repúdio sobre denúncia de racismo.

• Publicado: Segunda, 22 de Junho de 2020, 11h13
  • Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2020, 11h13

NOTA PÚBLICA SOBRE DENÚNCIA DE RACISMO

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Passo Fundo, juntamente com a Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF), vem a público repudiar toda e qualquer forma de racismo. Esta manifestação repudia de modo particular o que foi noticiado no Jornal Digital Gaúcha ZH, de 12 de junho de 2020, segundo o qual o ex-aluno do IFSul, Jeferson Luiz de Oliveira, que é policial militar, teria sofrido ofensas ao atender uma ocorrência na cidade de Marau, no dia 6 de junho de 2020.

Infelizmente, atos racistas ainda são frequentes na vida das pessoas negras e devem ser denunciados e combatidos firmemente, pois emergem de uma história perversa de opressão e exploração de vidas humanas. O racismo, sob o manto de uma pseudodemocracia racial, se manifesta de forma velada ou explícita. Com a alegação equivocada de que estaria coberto pelo manto da liberdade de expressão, o que estava latente se expõe e exibe o seu simbolismo, especialmente, nas redes sociais pelos discursos de ódio e intolerância. O racismo não pode mais ser suportado, ele é uma barreira social que impede de ver e viver a diversidade da nossa genuína identidade cultural.

O NEABI, ancorado no Projeto Pedagógico Institucional do IFSul, e a CDHPF orientada por seus compromissos históricos com a luta antirracista e por direitos humanos, reafirmam o compromisso de contribuir para a formação de cidadãs e cidadãos críticos e solidários, comprometidos politicamente com um projeto de sociedade mais justa, que trabalhe para a emancipação humana e a construção da cidadania plena. Para tanto, é imprescindível e urgente combater todas e quaisquer expressões simbólicas ou concretas de injúria, racismo, discriminação e preconceito que atentem contra a dignidade humana.

Passo Fundo, 22 de junho de 2020.

NEABI/IFSul e CDHPF