Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Especialização Técnica em Eficiência Energética em Edificações
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Especialização Técnica em Eficiência Energética em Edificações

Uma oportunidade de formação complementar para profissionais das áreas técnicas de Infraestrutura e Controle de Processos, Arquitetura, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Inscrições gratuitas até 30 de julho.

  • Publicado: Sexta, 23 de Julho de 2021, 17h10
  • Última atualização em Sábado, 24 de Julho de 2021, 12h10

Sobre o que se trata o Curso?

O IFSul Passo Fundo, atento às exigências de mercado, busca formar, através do Curso de Especialista em Eficiência Energética, um profissional que integre conhecimentos e práticas profissionais aos atuais contextos de desenvolvimento, inovação tecnológica e sustentabilidade. Com uma formação voltada para projetos, empreendimentos e cidades cada vez mais inteligentes e eficientes, o curso de Especialização Técnica em Eficiência Energética em Edificações, está alicerçado em uma matriz curricular multidisciplinar baseada nos Itinerários Formativos do Programa de Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EnergIF).

O curso será ministrado por docentes do próprio IFSul - Campus Passo Fundo e da Universidade Federal de Santa Maria. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) vinculada ao Ministério de Educação (MEC) e com a Agência de Cooperação Alemã por meio da GIZ.

 

Quais são os objetivos do Curso:

  • Difundir e desenvolver conhecimentos técnicos sobre a gestão de sistemas energéticos e desempenho ambiental em edificações, promovendo a capacitação profissional em eficiência energética.
  • Contribuir com os arranjos produtivos locais, tendo em vista o alto crescimento da área em que o curso se vincula, permitindo que boa parte dos egressos do ensino técnico e cursos de ensino superior da rede pública da cidade de Passo Fundo e região, explorem um campo de atuação ainda em expansão.

 

Quem pode se inscrever no Curso?

Os interessados devem ser maiores de idade e ter concluído o curso técnico ou graduação na área de Infraestrutura (Técnico em Edificações) ou na área de Controle de Processos (Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Automação e Técnico em Refrigeração e Climatização) ou serem egressos de cursos superiores nas áreas afins da temática de Eficiência Energética (Eng. Elétrica, Eng. Controle e Automação, Eng. Mecânica, Eng. Civil ou Arquitetura).

Quais documentos devo enviar para participar do processo seletivo do Curso?

  1. Cópia Digitalizada do Documento de Identidade com foto;
  2. Cópia Digitalizada do Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso.

 

Os documentos devem ser encaminhados via formulário clicando AQUI até às 23:59 do dia 30 de julho de 2021. A confirmação dos candidatos selecionados será publicada no site do IFSul Campus Passo Fundo, e a organização do curso enviará as orientações correspondentes por e-mail.

 

Dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail: pf-edificaeficiencia@ifsul.edu.br

 

Qual é a duração do curso?

O curso tem uma duração total de 300 horas e está programado para ser integralizado em um semestre letivo.

 

Quantas vagas serão disponibilizadas?

A oferta do curso contará com 50 vagas.

 

Qual será a modalidade do Curso?

Devido ao atual cenário de pandemia, o curso foi estruturado para oferta 100% à distância através do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle.

 

Quando iniciam as aulas?

A aula inaugural do curso será no dia 2 de agosto de 2021 às 19h30.

 

Qual será o horário das aulas?

As aulas síncronas foram programadas para acontecer de segunda à sexta-feira, iniciando às 19h30 e com uma duração aproximada de 2 horas.  

 

Quanto custa o curso?

O curso de Especialização Técnica em Eficiência Energética em Edificações é gratuito.

 

Terá provas e monografia final?

Sim. O curso está estruturado em três módulos, para a progressão dos estudos serão realizadas avaliações e tarefas. No final o aluno deverá comprovar a apropriação destes conhecimentos numa situação prática orientada com a elaboração e apresentação de um Projeto de Conclusão de Curso.

 

O curso me permitirá ter acesso a outras competências e habilitações técnicas estabelecidas e regulamentadas pelo CREA, CAU ou outro órgão competente da profissão?

Não. O curso é uma Especialização Técnica de Formação Inicial e Continuada, e como tal, não confere aos egressos competências profissionais e/ou habilitações técnicas além daquelas já atribuídas nos registros profissionais certificados pelos cursos técnicos profissionalizantes e os cursos superiores realizados.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página