Especialização Técnica em Eficiência Energética em Edificações
Uma oportunidade de formação complementar para profissionais das áreas técnicas de Infraestrutura e Controle de Processos, Arquitetura, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Inscrições gratuitas até 30 de julho.
Sobre o que se trata o Curso?
O IFSul Passo Fundo, atento às exigências de mercado, busca formar, através do Curso de Especialista em Eficiência Energética, um profissional que integre conhecimentos e práticas profissionais aos atuais contextos de desenvolvimento, inovação tecnológica e sustentabilidade. Com uma formação voltada para projetos, empreendimentos e cidades cada vez mais inteligentes e eficientes, o curso de Especialização Técnica em Eficiência Energética em Edificações, está alicerçado em uma matriz curricular multidisciplinar baseada nos Itinerários Formativos do Programa de Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EnergIF).
O curso será ministrado por docentes do próprio IFSul - Campus Passo Fundo e da Universidade Federal de Santa Maria. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) vinculada ao Ministério de Educação (MEC) e com a Agência de Cooperação Alemã por meio da GIZ.
Quais são os objetivos do Curso:
- Difundir e desenvolver conhecimentos técnicos sobre a gestão de sistemas energéticos e desempenho ambiental em edificações, promovendo a capacitação profissional em eficiência energética.
- Contribuir com os arranjos produtivos locais, tendo em vista o alto crescimento da área em que o curso se vincula, permitindo que boa parte dos egressos do ensino técnico e cursos de ensino superior da rede pública da cidade de Passo Fundo e região, explorem um campo de atuação ainda em expansão.
Quem pode se inscrever no Curso?
Os interessados devem ser maiores de idade e ter concluído o curso técnico ou graduação na área de Infraestrutura (Técnico em Edificações) ou na área de Controle de Processos (Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Automação e Técnico em Refrigeração e Climatização) ou serem egressos de cursos superiores nas áreas afins da temática de Eficiência Energética (Eng. Elétrica, Eng. Controle e Automação, Eng. Mecânica, Eng. Civil ou Arquitetura).
Quais documentos devo enviar para participar do processo seletivo do Curso?
- Cópia Digitalizada do Documento de Identidade com foto;
- Cópia Digitalizada do Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso.
Os documentos devem ser encaminhados via formulário clicando AQUI até às 23:59 do dia 30 de julho de 2021. A confirmação dos candidatos selecionados será publicada no site do IFSul Campus Passo Fundo, e a organização do curso enviará as orientações correspondentes por e-mail.
Dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail: pf-edificaeficiencia@ifsul.edu.br
Qual é a duração do curso?
O curso tem uma duração total de 300 horas e está programado para ser integralizado em um semestre letivo.
Quantas vagas serão disponibilizadas?
A oferta do curso contará com 50 vagas.
Qual será a modalidade do Curso?
Devido ao atual cenário de pandemia, o curso foi estruturado para oferta 100% à distância através do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle.
Quando iniciam as aulas?
A aula inaugural do curso será no dia 2 de agosto de 2021 às 19h30.
Qual será o horário das aulas?
As aulas síncronas foram programadas para acontecer de segunda à sexta-feira, iniciando às 19h30 e com uma duração aproximada de 2 horas.
Quanto custa o curso?
O curso de Especialização Técnica em Eficiência Energética em Edificações é gratuito.
Terá provas e monografia final?
Sim. O curso está estruturado em três módulos, para a progressão dos estudos serão realizadas avaliações e tarefas. No final o aluno deverá comprovar a apropriação destes conhecimentos numa situação prática orientada com a elaboração e apresentação de um Projeto de Conclusão de Curso.
O curso me permitirá ter acesso a outras competências e habilitações técnicas estabelecidas e regulamentadas pelo CREA, CAU ou outro órgão competente da profissão?
Não. O curso é uma Especialização Técnica de Formação Inicial e Continuada, e como tal, não confere aos egressos competências profissionais e/ou habilitações técnicas além daquelas já atribuídas nos registros profissionais certificados pelos cursos técnicos profissionalizantes e os cursos superiores realizados.
Redes Sociais