Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alçando Voo, do câmpus Sapucaia do Sul, promove primeiro encontro com escolas públicas

A capacitação abordou educação permanente e trajetória profissional

• Publicado: Quarta, 24 de Junho de 2015, 05h59
  • Última atualização em Quarta, 24 de Junho de 2015, 09h24

Imagem

A equipe do projeto de extensão Alçando Voo, do câmpus Sapucaia do Sul, realizou, nessa terça-feira (16), o primeiro encontro de capacitação com os docentes que atuam no último ano do ensino fundamental das escolas públicas da cidade. Ao todo, 30 profissionais, representando 20 educandários, participaram desta primeira atividade que, além da apresentação do projeto, incitou uma reflexão sobre educação permanente e trajetória profissional.

O Alçando Voo tem como objetivo promover o debate sobre a formação escolar, o mundo do trabalho e a educação profissional entre os estudantes dos últimos anos das escolas públicas, além de apresentar o Instituto como uma opção de formação qualificada. “Quando me deparei com o projeto, entrei de cabeça, porque vi que ele é essencial para nossa escola. Vejo nossos alunos bastante desesperançados e acho que esse é um caminho para que a gente consiga orientá-los”, avalia a docente da Escola Municipal Tiradentes, Elaine Camargo.

Imagem

A capacitação ofertada pela equipe do Alçando Voo inclui quatro encontros no câmpus com os docentes, quando serão discutidos temas como educação permanente, educação e o mundo do trabalho, educação profissional e a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Os profissionais devem ainda promover atividades relacionadas à temática com suas turmas – pelo menos 40 turmas do último ano do ensino fundamental são abrangidas pelos docentes inscritos nesta segunda edição do Alçando Voo.

Além dos encontros de capacitação com os educadores e das atividades desenvolvidas por estes com suas turmas, a equipe do projeto visita as escolas públicas e promove a vinda destes estudantes para conhecerem o câmpus. A professora da escola Hugo Gerdau, Elga Medeiros, elogia a iniciativa. “Lastimo que eu não tenha tido um professor que me provocasse essa reflexão. Se conseguirmos ajudar os alunos nesta reflexão, será uma grande vitória”, projeta.