Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aprovação do estatuto do Grêmio Estudantil

Aprovação do estatuto do Grêmio Estudantil

• Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 09h05
  • Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 09h05

Desde o dia 24 de março de 2021, as/os estudantes membros da comissão eleitoral juntamente com as/os representantes de turma do Ensino Médio Integrado e servidores do IFSul Câmpus Passo Fundo vem trabalhando na construção do estatuto que conduzirá o Grêmio Estudantil. Após meses de trabalho, finalmente, esse estatuto foi aprovado. O estatuto foi construído durante o período de pandemia, o grupo se reuniu semanalmente de forma on-line para discussões e construção do mesmo, no período de março a dezembro de 2021. O documento é baseado em uma proposta inclusiva, com linguagem não sexista, acessível e visando um Grêmio Estudantil comprometido com o respeito à diversidade dos estudantes do Câmpus.

Para isto, o estatuto prevê incentivar a participação das/os alunas/os na execução das políticas institucionais relacionadas à discussão de gênero, da diversidade sexual, do debate étnico-racial, da preservação do meio ambiente, da inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência e/ou com necessidades específicas e também das necessidades socioeconômicas, biopsicossociais e pedagógicas dos estudantes. O referido estatuto foi aprovado pelas/os estudantes dos cursos integrados e subsequentes do Câmpus de forma democrática em 22 de junho de 2022, a partir de processo conduzido pela Comissão Eleitoral que foi realizado de forma presencial durante o semestre letivo de 2022/1.

A próxima etapa da Comissão Eleitoral será a eleição do Grêmio Estudantil.

O estatuto, ata de aprovação e demais documentos estão disponíveis para download abaixo.

Anexo 1 - Votação Integrado

Anexo 2 - Votação subsequente