Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSUL pela Paz

IFSUL pela Paz

Com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar da comunidade acadêmica, o IFSul estabeleceu, nesta quarta-feira (12), uma série de orientações para prevenção, denúncia e tratamento de situações de risco e ameaça na instituição. As orientações também buscam fortalecer as ações institucionais voltadas à promoção da cultura de paz no ambiente escolar.

• Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 12h44
  • Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2023, 12h44

➡ Recebimento de informações sobre situações de risco - Qualquer pessoa da comunidade acadêmica interna ou externa que presenciar ou suspeitar de situações que possam representar risco à integridade física de estudantes e servidoras/es do IFSul deverá imediatamente entrar em contato com a direção-geral da sua unidade (câmpus ou Reitoria), presencialmente ou por e-mail, fornecendo o máximo de informações para identificação da situação observada.
.
➡ A partir da situação reportada à direção-geral do câmpus, todos os procedimentos institucionais internos deverão ser colocados em prática pela gestão da unidade, conforme as condutas estabelecidas. As ações previstas pelo documento incluem o acionamento de profissionais especializados e de órgãos de segurança competentes, encaminhamento de medidas institucionais, acolhimento às pessoas da comunidade, entre outros.
.
➡ Estratégias de prevenção também incluem ações de conscientização - Além das estratégias de segurança nas unidades, as orientações também preveem a continuidade das ações institucionais de cunho educativo-pedagógico. O estímulo a uma cultura de paz na instituição, inclusive, já é alvo de campanhas consolidadas no instituto. O “IFSul livre de assédio”, por exemplo, lançado em 2021, é um amplo conjunto de ações do instituto com foco na prevenção e enfrentamento de situações e práticas abusivas de qualquer natureza dentro do IFSul.
.
➡ Leia a matéria completa em www.ifsul.edu.br
.

#ParaTodoMundoVer: card com o seguinte texto: IFSul estabelece orientações para prevenção, denúncia e tratamento de situações de risco e ameaça na instituição. Orientações buscam tranquilizar e informar a comunidade sobre procedimentos adotados na instituição para garantir a segurança e o bem-estar no ambiente acadêmico.