Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Licenciatura em Pedagogia do IFSul recebe nota máxima em avaliação do MEC

Licenciatura em Pedagogia do IFSul recebe nota máxima em avaliação do MEC

Curso é ofertado na modalidade de Ensino a Distância (EaD) através do Programa Universidade Aberta do Brasil

• Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 16h09
  • Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 16h11

O IFSul comemora mais um importante resultado do trabalho em busca da qualidade do ensino oferecido à comunidade. O curso superior de Licenciatura em Pedagogia, ofertado na modalidade de Ensino a Distância (EaD), obteve reconhecimento com a nota máxima (5) em avaliação do Ministério da Educação (MEC). O curso é oferecido desde 2018 e atualmente está com inscrições abertas através do edital 192/2023 para início ainda este ano.

A avaliação ocorreu de forma virtual, em setembro do ano passado, e contou com a participação de estudantes, docentes, tutores, equipe multidisciplinar e colegiado do curso, além dos departamentos da reitoria que apoiam a oferta na modalidade a distância. A equipe designada pelo MEC aplicou um instrumento de avaliação alicerçado em três categorias: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, com seus respectivos desdobramentos.

>> Acesse o edital 192/2023 e veja quais os polos de oferta deste e outros cursos de licenciatura EaD do IFSul

De acordo com o pró-reitor de Ensino do IFSul, Rodrigo Nascimento da Silva, o curso foi ofertado por 6 câmpus: Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Lajeado, Venâncio Aires, Passo Fundo e Gravataí. O dirigente comemora o reconhecimento do curso, pois a nota cinco o coloca entre os melhores do IFSul. “Isso mostra, mais uma vez, a excelência do ensino oferecido na instituição, o que reflete em novos caminhos para o mundo do trabalho para os alunos formados nesta graduação”, defende.

O dirigente do ensino explica que a Proen tem atuado com grupos de trabalho, fazendo reuniões sistematizadas, trabalhando o aspecto pedagógico dos cursos de graduação, bem como, promovendo debates frequentes na Câmara de Ensino. Para o gestor, a nota obtida pelo curso é uma grande vitória do IFSul, “pois os novos instrumentos de avaliação do Inep estão mais exigentes e a inovação é um dos protagonistas desses protocolos”.

O chefe do Departamento de Educação a Distância e Novas tecnologias (Dete), Jander Monks, explica que, durante os meses que antecederam a visita virtual in loco, a equipe realizou um intenso trabalho de apoio e preparação, orientando a coordenação e os demais componentes do curso para melhor organizar, documentar e evidenciar as ações exitosas realizadas durante a oferta do curso.

O IFSul oferta a modalidade a distância desde o ano de 2007. “Em todos estes anos, na reitoria, temos aperfeiçoado o uso de novas tecnologias, melhorando a estrutura física e aumentado o número de colaboradores que trabalham especificamente para dar suporte à oferta de cursos a distância”, explica Monks. Já para a coordenadora do curso, Angelita Hentges, o reconhecimento reflete o trabalho competente de uma enorme equipe que corajosamente construiu o caminho.